Design Suiço – Swiss Made

Quem não quer um canivete ou relógio “Swiss Made”?

O maior foco da produção suiça sempre esteve voltada para estes produtos, sempre primando por excelencia na qualidade, melhores tecnologias disponíveis e controle de qualidade severo. Esta receita fez seus produtos ficarem mundialmente famosos, desejados e caros.

“Design suíço? Mesmo quem se recusa a descobrir características tipicamente nacionais em objetos como uma bicicleta, uma máquina de café ou em uma fonte de letra, pode observar uma coisa em comum: objetos que são usados e elaborados na Suíça são discretos, desenhados cuidadosamente até o último detalhe e a forma é gerada de acordo com sua função a partir de um trabalho meticuloso”

Swisscam – Edição 48, 04/2007. p.12

Helvetica. Fonte: Wikipedia.

A Helvetica é suiça! Font criada por Max Miedinger e Eduard Hoffman, queriam desenvolver uma font capaz de competir com a Akzidenz-Grotesk, resultado: criaram a (provavelmente) mais usada font de todos os tempos. Por muitos anos, os designers não pensavam duas vezes, aplicavam Helvetica. Se você não quer errar, use Helvetica. O furor foi tamanho, que anos depois surgiu inclusive um movimento anti-helvetica, pelos que estavam saturados de seu uso com ansias de inovação.

Em 2007, em comemoração aos 50 anos da tipografia símbolo do modernismo no design de fonts, foi criado um filme contando sua história. O documentário chama-se Helvetica., produzido e dirigido por Gary Hustwit,, disponível no site helveticafilm.com.

O número de logomarcas de qualidade, de empresas consolidadas feitas com a Helvetica é enorme, mas vou mostrar algumas aqui.

Também em 2007 foi realizado um concurso de cartazes usando Helvetica, o resultado foram trabalhos muito bem elaborados disponíveis aqui.

1st Place – “Bread-and-Butter-Type” Nina Hardwig, Germany. Linotype Contest Helvetica.

Entre os relógios temos a Swatch, marca muito famosa que sempre apresenta linhas mais acessíveis, além de coleções divertidas e inovadoras em formatos e materiais. Outra marca “swiss made” tradicional é Swiss Military, normalmente bem carinhos, funcionam como a Mercedes Benz dos relógios entre os aficcionados que conheço. Empresas como ela e a Wenger, costumam vender conjuntos de relógio e canivete, outro grande ícone de sua produção.

Outra coisa super interessante sobre o swiss made: todos carregam a cruz branca em fundo vermelho em suas marcas (digo dos relógios).Não é falta de criativida, usam como forma de identificação mesmo “me compre, sou da Suiça, pode confiar”, algo assim. Afinal, o mundo inteiro já comprovou sua qualidade.

swatch.com
Michael C. Place, no filme Helvetica de Gary Hustwit

Quem me der um swiss made de presente me fará feliz, ok?

É isso.

Referências: História, Teoria e Prática de Design. Burdek; Wiki; Helvetica, filme de Gary Hustwit; Swisscam n.48.

Sobre Juliana Miranda
Designer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: