Design da Austria

Os irmãos Thonet começaram o design na Austria e Thonet, inclusive é marca atualmente ativa no mercado, com informações e catálogo disponíveis em thonet.com.  Através de arqueação a vapor da madeira, foi desenvolvida a cadeira numero 14, em 1859 com um grande propósito: possibilitar a produção em massa. Também conhecida simplesmente como Thonet, é um ícone da revolução industrial.

“Pela elegância da concepção, pureza da execução e eficácia da utilização, nada melhor foi feito até hoje”…

Le Corbusier.

Cadeira Thonet. Fonte: designandoideias.blogspot.com

Adolf Loos foi um arquiteto criador do manifesto chamado “ornamento é crime” iniciando o funcionalismo. Ele dizia “quando uma cultura evolui, ela gradativamente abandona o uso do ornamento em objetos utilitários”. O manifesto de Loos é uma “das principais bandeiras do modernismo” (wiki)

Adolf Loos. Fonte: sueddeutsche.de

O “Forum Design Linz”(1980) foi uma exposição com vontade de ser vitrine. A forma encontrada de exibir os grandes nomes do design e arquitetura do país.

As empresas Head/Tyrolia, de artigos esportivos, Riedel com copos e taças, Svaroski com cristais e Witman com móveis, Doppelmayr com teleféricos e Rosenbauer com carros de bombeiros, são destaques do design austríaco.

A Svaroski fundada em 1895 é lider como empresa de cristais mais famosa do mundo, além de super badalada entre os fashionistas. Dentro do design um ponto bastante interessante no uso dos cristais é a grande incidencia de parcerias da Svaroski com outros ramos para criar produtos com diferencial, como linhas especiais, edições limitadas, etc. Exemplo disso a melissa Svaroski, Mercedes Benz Svaroski, além de headphones, cases de celular, entre outros.

Nirvana Ring. Fonte: Svaroski.com

Só para constar: A luva usada pelo Michael Jackson era coberta por cristais Svaroski.

É isso.

Referências: História, Teoria e Prática de Design de Produtos. Wikipedia.

Sobre Juliana Miranda
Designer.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: